A fotografia apresentada remonta ao ano de 1953, ilustrando a equipa de atletismo vitoriana que representou o clube nos Campeonatos do Norte nesse ano.
Citemos os presentes na imagem: João da Costa Rodrigues, José Herlander Freitas, o treinador José Moura Machado, José Albino da Costa e Silva e Virgílio Mendes Dias.
Destes, merecerá destaque José Herlander Freitas que viria passada década e meia a tornar-se Presidente da Associação de Desportos do distrito. Porém, antes disso, seria um verdadeiro exemplo de ecletismo no desporto vitoriano.
Assim, entre 1950 e 1954 participou em diversos campeonatos de atletismo com a camisola vitoriana nas provas de 100 e de 200 metros. Entre os 15 e os 18 anos chegou nas camadas jovens do futebol, tendo chegado a ser capitão dos juniores, sendo que uma lesão arruinou-lhe o sonho de chegar à equipa principal. Todavia, ainda haveria de ajudar a equipa técnica no ano de 1958/59, quando foi o preparador físico do plantel que actuou no regresso à Primeira Divisão, depois de três anos no segundo escalão.
Além disso, ainda conseguiu ter intervenção na ginástica do clube, ajudando ao lançamento das míticas classes de ginástica sob orientação do treinador da equipa de futebol, Cândido Tavares.
Com um curriculum destes, não foi surpreendente que fosse nomeado como o líder máximo do desporto no distrito e já nesse momento tinha uma visão do desporto bastante avançada ao defender que "... a actividade desportiva de qualquer clube não deve restringir-se à prática do futebol e à possibilidade de competição de uma ou outra equipa. É fundamental que, para além da utilidade inegável de se possuir uma equipa na 1ª Divisão com todos os benéficos reflexos que de tal advém, se atinjam as finalidades desportivas do clube, trabalhando-se em favor da juventude." Procurava-se que os jovens sentissem fascínio por outras modalidades, "fazendo do clube alforje de homens e atletas."
Um verdadeiro exemplo a seguir...
