COMO NUM IMPORTANTE TORNEIO JOVEM DISPUTADO NO PORTO SE COMPROVOU A CAPACIDADE DA CANTERA DOS CONQUISTADORES...

Apresentamos uma valorosa equipa de infantis vitoriana, que foi capaz de ombrear com as mais fortes do futebol português, mas, acima de tudo, vencê-las.

Com efeito, como narrava o jornal Povo de Guimarães de 30 de Março de 1978, "O Vitória venceu o Torneio Infantil do Norte/78", que se disputou no fim de semana de Páscoa desse ano.

O feito dos jovens vitorianos, treinados por Valdemar Custódio, teve, como se referiu, extraordinário valor, pois, ao torneio organizado pelo FC do Porto e disputado nos campos adjacentes ao estádio das Antas, acorreram as equipa do clube organizador, do Benfica, do Braga, do Leixões e do Ourense de Espanha.

A prestação dos jovens vitorianos seria absolutamente extraordinária. Na primeira fase bateram o clube galego por duas bolas a uma, para, de seguida, empatar com o Benfica a zero, garantindo a passagem às meias finais da prova. Aí, os jovens Conquistadores venceram a equipa da casa por duas bolas a uma, ganhando o direito de disputar a final do Torneio perante o Benfica. Depois do empate na fase de grupos, um triunfo por uma bola a zero foi suficiente para o Vitória vencer a prova.

Para além do triunfo no torneio, trazendo para casa o Taça da Federação Portuguesa de Futebol, destaque para os prémios individuais. Deste modo, Leão venceu o prémio Pavão destinado a galardoar o jogador mais habilidoso, Paraíso o prémio Hernâni destinado ao melhor marcador e Pina Barreira o troféu Alfredo Borges destinado ao melhor dirigente.

Por isso, concluía-se que "...este êxito do Vitória, porque para além do mais, testemunha o seu válido valor no âmbito do fomento futebolístico..." Assim, "... àqueles que o ignoram que o Vitória, para além das duas dezenas de profissionais de futebol que o representam com destaque evidente (...) tem uma acção de fomento na modalidade que se alarga a Juniores, Juvenis, Iniciados e escolas, em que actuam mais de centena e meia de praticantes."

Era a certeza que a formação vitoriana já dava cartas...

Postagem Anterior Próxima Postagem