COMO UM MOMENTO HISTÓRICO, FICOU PARA SEMPRE NOS REGISTOS VITORIANOS, GRAÇAS À ARGÚCIA TÁCTICA DO GRANDE CAPITÃO CONSTANTINO, OU O PRIMEIRO PASSO DE MUITAS GLÓRIAS NUM MÍTICO RECINTO...

O Campo do Benlhevai, situado entre onde se encontra instalado o Parque do Estacionamento ao lado do Centro Comercial Triângulo e a Casa do Proposto, fora inaugurado há cerca de dois meses, em Janeiro de 1932.

A partir daí, desenrolar-se-iam vários jogos particulares, com a equipa vitoriana a ser incapaz de triunfar... e com os seus jogadores indignados com alguma imprensa local por ter escrito que os maus resultados eram fruto da vida desregrada que alguns levavam.

Porém, o primeiro momento de glória naquela "caixinha de fósforos que foi a casa dos Conquistadores entre 1932 e 1946 haveria de chegar...e merecia exultação no jornal Notícias de Guimarães de 07 de Março de 1932.

Neste periódico dava-se a conhecer que o Vitória houvera vencido o Desportivo Portuense, sendo que o êxito fora "... motivado pela alteração sofrida na linha do 1º team do Vitória Sport Club." Esta passou por colocar um dos primeiros grandes jogadores da história do Vitória, o avançado Constantino Lameiras, "...a half-centro...", o que fez com que "... toda a técnica do grupo se impôs não só pelo belo jogo de combinação, mas também porque Constantino marcou o seu lugar com destaque firme e seguro..."

Aliás, a relevância do primeiro grande capitão vitoriano, numa altura em que este era o responsável pela estratégia da equipa, foi tanta que escrevia-se que "Constantino operou um milagre com a constituição da nova linha. Como capitão do grupo, ele sabe bem o que lhe cumpre fazer, e não seremos nós quem, de futuro, o importunaremos na sua liberdade de acção, no seu modo de proceder e de agir."

Por isso, "O Vitória ganhou e ganhou bem. Podia obter um score maior do que o último." Abriam-se, de par em par, as portas do êxito num recinto que durante 14 anos

Postagem Anterior Próxima Postagem