Hoje, na Unidade, a contar para o Campeonato de Portugal, a equipa B vitoriana encontrou o Vila Real. Tratou-se de uma partida em que o jovem conjunto orientado por Gil Lameiras venceu tranquilamente por três bolas a zero, dando seguimento ao momento ascendente que vai vivendo e que fez com que chegasse ao topo da sua série.
Porém, o primeiro desafio contra a equipa transmontana não data de hoje. Tem 85 anos e foi disputado em Maio de 1939, na ressaca da conquista de mais um título distrital que depois a Federação Portuguesa de Futebol haveria de tirar para atribui-lo ao Sporting de Fafe, numa história já contada na página.
Apesar disso, por aqueles dias, a preocupação estava na eliminatória da Taça de Portugal que os Conquistadores iriam disputar contra o campeão nacional FC Porto, depois de terem eliminado a Ovarense em jogo disputado no Campo de Monserrate em Viana do Castelo. Por isso, urgia preparar esse jogo e nada melhor que defrontar uma equipa que na altura era merecedora de respeito por ser o campeão do seu distrito. Assim, viajou o Vitória até Vila Real para encontrar a equipa da cidade, num jogo que como o Primeiro de Janeiro de 10 de Maio de 1939 definiu como "... o encontro era amigável, conseguiram os dois grupos, que mantêm as melhores relações desportivas um amigável empate (1-1)." Concluía de modo cordial que "está certo."
Foi há 85 anos... hoje foi diferente!