COMO ESTAS IMAGENS FICARAM PARA A HISTÓRIA DO VITÓRIA, MAS TAMBÉM DO FUTEBOL, NUMA ALUSÃO AOS PRIMEIROS "CROMOS DA BOLA" DO CLUBE...

Fazer colecções de cromos da bola será um prazer que muitos terão. Assim, religiosamente, comprarão as saquetas referentes ao principal campeonato do país para tal servir de memória daqui a muitos anos. No fundo, tratar-se-á de um espólio que passará de geração em geração, perpetuando as memórias de ídolos passados.

Porém, as colecções das equipas terão servido para a democratização do desporto.-rei. Com efeito, numa altura em que a televisão ainda era uma miragem, que acompanhar as equipas do coração, até por uma rede viária deficitária, era difícil e não existiam as estações radiofónicas que hoje proliferam, os cromos que foram novidade a partir da temporada de 1944/45 foram determinantes em que os apaixonados pudessem conhecer as feições daqueles nomes que ouvíamos pelas ondas do éter, sem que pudéssemos perceber se eram altos ou baixos, entroncados ou franzinos, louros ou morenos.

Assim, na fotografia que aqui apresentamos, numa publicação da "Azes Futebol" trazemos à memória os primeiros craques vitorianos a constar de uma caderneta de cromos. São, pois, os primeiros "cromos da bola" vitorianos, que assim serão considerados para a eternidade.

São eles: Machado, Curado, João, Monteiro, Zeferino, José Maria, Laureta, Miguel, Alexandre, Alcino e Arlindo.

Por este motivo, também ficaram para a história...

Postagem Anterior Próxima Postagem