Fora uma das revelações da época 2000/01. No Belenenses pintara a manta, marcara golos, fizera assistências, fazendo a então equipa liderada por Marinho Peres fazer um campeonato competitivo e, acima de tudo, tornar-se objecto de desejo para muitos clubes.
Por isso, era certo que José Augusto Santana dos Santos, conhecido no mundo do futebol por Guga, iria dar um passo em frente na sua carreira. Entre os que se perfilavam para contar com os seus préstimos estava o Benfica em fase de remodelação depois de ter experimentado o furacão Mourinho e acabado com o "bombeiro" Toni a temporada.
Porém, não seriam os encarnados a seduzi-lo a assinar contrato. Como o próprio confessou em entrevista ao jornal Record de 18 de Julho de 2001, "Estava tudo bem encaminhado, mas as pessoas do Benfica não se decidiram. Um dia estava no hotel e pediram para aguardar. Uma vez esperei mais de duas horas e perdi a paciência. Fui-me embora do hotel e nunca mais lá voltei."
Rompidas as negociações com as águias, tornou-se num jogador apetecível para outros emblemas, sendo que Pimenta Machado resolveu arriscar e tentou seduzir o extremo, saindo do hotel onde esperava os responsáveis do emblema lisboeta para rumar onde se encontrava o presidente vitoriano, pois "O presidente do Vitória já tinha tudo acertado com o José Asmuz, empresário e dono do meu passe, e assinei logo contrato.", de pouco valendo uma tentativa desesperada dos responsáveis benfiquistas em resgatá-lo, mas já de pouco adiantando atendendo ao contrato já ter sido assinado.
Apesar disso, não deixaria de mandar uma farpa ao Benfica, no estilo que o caracterizava quando corria na linha ao dizer que "Para mim é uma transferência normal. Eu não preferi o Vitória ao Benfica, mas este clube tratou-me com a devida atenção. Comparadas as duas realidades, devo dizer que fiz um excelente contrato e vou ganhar praticamente o mesmo que ganharia no Benfica"
Em três temporadas marcaria sete golos e envolver-se-ia numa polémica, curiosamente, por causa do seu salário... mas isso já será outra história para outro momento!