Para grandes males, grandes remédios...
Assim terá pensado Fernando Nogueira, conhecido, universalmente, pelo Bruxo de Fafe.
Deste modo, com a equipa a afundar-se nos lugares de despromoção naquela famigerada temporada de 2005/06, não foi de modas. Resolveu realizar 25 quilómetros a pé desde o Berço-pátrio até ao Monte do Sameiro, para pedir a Nossa Senhora que intercedesse para evitar o que todos temiam: a descida de divisão do Vitória, 48 anos depois.
Acompanhado de rezas, benzeduras e desinfecções pelo fumo dos cromos de Saganowski, de Moreno, de Benachour, de Neca, de Targino, mesmo assim avisava: "esta promessa não chega para o Vitória se manter na Liga. Os jogadores terão de fazer o seu papel", ainda que advertisse que a equipa estava a ser vítima de mau-olhado.
Além disso, ressalvava o seu vitorianismo, pois o clube houvera recebido a proposta de outros colegas seus para realizarem trabalhos espirituais, mas referia que ele "trabalhava a custo zero" e que só queria que "Se o Vitória ficar na Liga, prometo à Nossa Senhora cinco bolas e pedirei ao presidente que as venha trazer aqui ao Sameiro."
Nunca as bolas chegariam ao Sameiro, atendendo ao final da história, com todos em lágrimas pelos Conquistadores terem mesmo sido despromovidos...