António Mendes terá sido dos jogadores mais relevantes da história vitoriana da década de 60. Avançado de grandes recursos técnicos mas, acima de tudo, de pontapé bombástico a fazê-lo merecer o epíteto de Pé Canhão, chegou a Guimarães em 1962 para viver nove temporadas de Rei ao peito.
Um dos seus momentos mais importantes de Rei ao peito terá sido ter feito parte da equipa que se estreou nas provas europeias frente aos checos do Banik Ostrava, com o Vitória a ser guiado na primeira mão dessa eliminatória pelo infortunado Giba (que abandonaria o clube, logo de seguida, a contas com uma doença fulminante que o levaria à morte) e na segunda por Fernando Caiado, o seu substituto de urgência e que na época anterior houvera orientado o Sporting.
Porém, ainda antes disso, tinha sido treinador adjunto no Benfica onde coexistira com um jovem Mendes que haveria de chegar à equipa sénior das águias em 1959, estreando-se a marcar o golo do triunfo da sua equipa perante o Torreense.
Todavia, aos poucos a estrela do jovem atleta foi-se apagando, facto que ele atribuiu ao adjunto sua equipa, pois como referiu na publicação Colecção Ídolos do Desporto, de 07 de Maio de 1966, "não gosto de Caiado e ele sabe." A razão parecia ser irrefutável, atendendo a que "desde o que dia em que, levando-me a almoçar a sua casa quis que eu lhe revelasse segredos dos meus colegas da equipa." Estes passavam pelo que "... faziam e não faziam, o que diziam dele, o que pensavam dele, as namoradas que tinham..." Mais do que isso "... chamava a todos nós, jogadores da reserva, a escumalha do futebol benfiquista."
Não obstante esse falar sem pruridos de Caiado, este haveria ser o seu treinador no Vitória, naquela que foi a sua época mais produtiva de Rei ao peito, já que apontou 21 golos. Um deles, de livre directo do meio da rua, no último minuto, da última jornada frente ao FC Porto e que garantiu o segundo apuramento da história do clube, fazendo Caiado ficar na história como o treinador desse feito. Nada mau para quem houvera assumido não morrer de amores pelo técnico natural de Leça da Palmeira...