Uma fotografia absolutamente extraordinária...
O Vitória na temporada de 1982/83 fez uma temporada para recordar.
Depois de 11 anos sem apurar-se para as competições europeias, os, então, comandados de Manuel José, conseguiram esse feito, graças a um quarto lugar à frente dos eternos rivais Boavista e SC Braga, respectivamente.
A destacar-se estiveram dois totalistas: o guarda-redes Silvino e o médio brasileiro Nivaldo, verdadeiros baluartes de uma equipa, que uma equipa que com o triunfo em Alcobaça, frente ao Ginásio local, com golo de Abreu, pôde dar-se ao luxo de fazer a festa...a perder os dois derradeiros jogos.
Fruto disso, a campanha vitoriana gerou inúmero entusiasmo, como a fotografia documenta. Mobilizou todos os adeptos. Aliás, fruto do espírito de comunhão vitoriano, vários empresários chegaram a pagar do seu bolso o material de apoio aos adeptos, num claro sinal de desejo de engrandecimento do Vitória. Na fotografia, uma faixa mandada fazer por um empresário vimaranense que a levou expressamente para o estádio para a entregar aos jovens e mais apaixonados e intensos adeptos.
No final da temporada, o quarto posto seria o prémio justo e merecido e teve como recompensa o regresso às provas europeias... frente a um tal de Aston Villa!