LA JUVI... OS JOVENS QUE ABALARAM A DÉCADA DE 80...

Eram a LAbuta JUventude VItoriana, ou seja, possibilitavam o acrónimo que os tornou conhecidos: LA JUVI.

Organizada, sem hierarquia, por um grupo de seis, caracterizava-se pelo ruído das suas aparições e por um caloroso apoio ao Vitória a que ninguém ficava indiferente. E quem eram esses seis elementos? Apresentemo-los: Fernando Carneiro, José Ricardo Barros, Adriano Freitas, João Carlos Soares, António Faria Mendes e Filipe Seara.

Assumiam que o movimento por eles criado não era original. Na verdade, era o "seguimento de exemplos de outros clubes em que os jovens de todos as idades se juntaram para apoiar o seu clube." Ideia de apoio essa que começou a germinar aquando do jogo com o Aston Villa para as competições europeias e que levou o grupo em excursão a todos os locais onde o Vitória jogasse, à excepção do Algarve.

Para isso acontecer, contavam com apoios individuais de vitorianos que queriam que os jogadores sentissem o carinho dos adeptos, pois, como referiam, em entrevista ao jornal do clube "é o amor clubista que nos mobiliza e por outro lado sentimos que é uma forma diferente de estar no futebol."

Era o início do movimento ultra em Guimarães... um início de uma história que hoje continua a dar cor e alegria aos estádios onde o Vitória actua!

Postagem Anterior Próxima Postagem