COMO SE COMPROVA QUE O FUTEBOL CHEGOU A GUIMARÃES, AINDA ANTES DO VITÓRIA...

É comprovado que o Vitória começou a ser cogitado em 1922. Para isso, bastará consultar as públicações da época como o Ecos de Guimarães e o Voz de Guimarães que dão conta dos diversos esforços para aparecer um clube na cidade vimaranense.

Porém, a verdade é que antes do Vitória, a ilusão do desporto-rei já chegara à cidade. Bastará analisar estas fotografias na revista Ilustração Católica de 1913/14 e que nos fazem concluir que este terá chegado à cidade, pelo menos, praticamente, uma década antes de 1922.

Acrescem, ainda, alguns pormenores. Desde logo, na equipa apresentada a coexistência de nomes bem conhecidos dos vimarananses e próprios da cidade- "os Guise", por exemplo -, em conjunto com outros bem britânicos como o Clegg que nos faz deduzir que esta, também, era composta por ingleses que, em pleno momento de afirmação industrial, vinham dar auxílio e prestar o seu know-how às empresas da região.

Além disso, a outra fotografia demonstra a vontade dos pioneiros do futebol vimaranense em impulsionar a sociedade local. Bastará recorrer à publicação citada para percebermos que, para além do "jogo da bola no pé", também se dedicavam a organizar outros eventos, como a corrida pedestre na Penha. Deste modo, demonstravam a sua credibilidade e a sua capacidade organizativa que, também, terá ajudado a fazer nascer o Vitória, anos mais tarde.

Postagem Anterior Próxima Postagem