COMO MANAFÁ CHEGOU AO VITÓRIA, PARA TORNAR-SE UM FILHO DO VITÓRIA E SEMPRE SENTIR O FASCÍNIO DA CIDADE VIMARANENSE...

Será dos jogadores que mais marcou os vitorianos que coxm ele privaram

Falamos de Manafá De'janco que, apesar de falecido em 2007, ainda hoje é recordado com quem ele privou pelas suas qualidades humanas,

Chegaria a Guimarães, em 1966, descoberto na sua Guiné Natal por um sócio vitoriano, que era o Luís da Marisqueira, com a condição de poder continuar a estudar e finalizar o Curso Geral de Comércio. Assim o faria na Escola Industrial e Comercial de Guimarães.

Porém, a sua vida seria feita de fintas e avanços e recuos. Como o próprio referiu ao jornal do Vitória de 13 de Dezembro de 2000, "em 68 fui chamado para troca e foi pena, porque já era titular na equipa". Refira-se que este conjunto era orientado por Jorge Vieira, tendo conquistado um meritório terceiro posto, mas para o qual, elas razões aduzidas, o guineense não pôde contribuir.

Passados três anos estaria de volta a Guimarães, e como o próprio referiu "voltei, ainda me recordo, foi em Dezembro de 1971 e logo na semana seguinte fomos jogar ao Tirsense e, além de só ter treinado meia dúzia de dias, eu fui convocado e não entrei logo de início, mas joguei. Ganhamos esse jogo por 7-1."

No Vitória continuaria até 1973/74 sem se afirmar completamente, ainda que só abandonasse o futebol dez temporadas depois com as cores do Moreirense.

Aí, o chamamento de Bissau foi poderoso a ponto de dizer que "voltei, mas foi num momento difícil da minha vida. Foi quando me separei da mulher com quem vivia e que tivemos uma filha. Eu fui para a Guiné através da Soares da Costa trabalhar e estive lá dois anos e oito meses..." Depois disso, dedicar-se-ia novamente ao desporto, até que tomou a decisão que o acompanharia até ao final dos seus dias.

Deste modo, regressou a Guimarães e ao Vitória que lhe propôs ser técnico de equipamentos. "É ele que está sempre junto dos jogadores quando estes estão a treinar e é também muito acarinhado por todos..." Assim o seria até 22 de Fevereiro de 2007, altura em que faleceu com 60 anos.

Como ele dizia, era um filho de Vitória...

Postagem Anterior Próxima Postagem