O Vitória naquela temporada de 1989/90 apostou forte. Assim, depois da partida de Geninho ainda durante essa época promoveu o regresso de Paulo Autuori para treinador, que haveria de fazer uma época de bom nível.
Porém, ainda antes do início da temporada, o treinador, em concordância com Pimenta Machado tomou decisão surpreendente: o Vitória deveria fazer um estágio de cerca de um mês na Brasil, dividir por duas temporadas: duas semanas em Nova Friburgo e outras tantas no Rio de Janeiro. E a fotografia que, aqui apresentamos, e pertença do antigo jogador Nando, retrata quatro sorridentes rostos no Rio de Janeiro: o, então, capitão de equipa Germano, o próprio Nando, Soeiro e o guarda-redes Madureira.
Em terras de Vera Cruz, os Conquistadores realizaram três jogos, empatando-os todos: um a zero, outro a um e, ainda, outro a dois, sendo que a outra partida disputada perante o Bangu não chegou a findar, já que como escreveu o Notícias de Guimarães de 04 de Agosto de 1989, "porque decorreu com cenas à sul-americana."
O estágio, esse, "contrariamente ao que alguns receavam decorreu sem problemas quer físicos quer disciplinares", deixando, desde logo, antever qual seria o onze base que Autuori tinha em mente para aquela temporada: Neno; William, Bené, Germano (Jorge); Nando, Roldão (Cerqueira), N'Dinga, René e João Baptista; Caio Júnior e Chiquinho.
Porém, nessa altura, apesar da equipa estar afastada de Guimarães por um oceano, havia um sonho que passava pela contratação do bibota de ouro, Fernando Gomes, que, na temporada anterior, houvera entrado em litígio com o FC Porto. Um sonho que fazia com que a equipa técnica estivesse sempre em contacto com Portugal, mas que esfumaria, pois, "afinal o vil metal e a vaidade dos homens (sonhou ser campeão pelo Sporting) tiveram mais força."
No entanto, naqueles quentes dias brasileiros, desejava-se que "o Municipal de Guimarães volte a viver as suas tardes de glória." Naquele ano, o retiro seria auspicioso ao contrário do que decorreria no ano seguinte.... mas isso será outras histórias!