A PRIMEIRA MANIFESTAÇÃO DE ECLETISMO, GRAÇAS AO FUTEBOL

A primeira manifestação de ecletismo no Vitória surgiu através da ginástica... ainda que tal tenha sido provocado pelo futebol e por um treinador que chegou à Cidade Berço na temporada de 1952/53 para deixar marca e saudades.

Assim, na fotografia que aqui trazemos, retirada do fantástico blog, que muito prezaríamos que fosse reactivado, Glórias do Passado, encontra-se retratada a equipa da temporada de 1953/54, na altura treinada por Cândido Tavares.

Nascido no Seixal em 1911, chegou a Guimarães em 1952. Com a difícil tarefa de salvar a equipa da despromoção, teria êxito nessa missão.

Porém, para além de ter sido treinador do Vitória durante duas temporadas, ficou na história vitoriana por outra razão. Foi o criador das célebres Classes de Ginástica, aproveitando a sua condição de professor de Educação Física.

Aos poucos, o projecto de Mestre Cândido Tavares foi frutificando. Num ano, os jovens praticantes ascenderam a mais de cem, num primeiro sinal de ecletismo vitoriano. Com efeito, ainda antes do hóquei em patins, o Vitória tinha outra modalidade: a ginástica.

Assim, no Rink da Amorosa passaram o ocorrer vários festivais de ginástica, nos quais também foi utilizado o espaço do Teatro Jordão, em inesquecíveis momentos possibilitados pela coragem do treinador da equipa principal de futebol.

No mínimo, original... e, graças a isso, Cândido Tavares terá ganho um lugar especial na centenária história vitoriana.

Postagem Anterior Próxima Postagem