UMA FINAL PARA A HISTÓRIA...

É verdade que a Taça da Liga é a prova menos interessante do futebol português. Feita à medida dos clubes mais fortes, destinada a, muitas vezes, um destes salvar a época, sempre mereceu a desconfiança dos adeptos.

E, assim continua, com diversos boicotes de grupos de adeptos à competição, indignados com o modo como a prova foi criada.

Porém, a competição deste ano teve um desenlace surpreendente, que deixou completamente abananados os profetas que davam a entender que a final entre os dois maiores emblemas de Lisboa era um dado adquirido.

Apesar dessa convicção, com efeito, o tiro saiu-lhes pela cultatra, a não ser que resolvam instituir a correr uma partida de atribuição de 3º e 4ºlugar.

Assim, Sábado, o país assistirá sob a forma de final, a um dos mais apaixonantes desafios do futebol português. O derby que muitos fazem por esquecer, para promoverem clássicos entre três que monopolizam o futebol português.

Mas, a verdade é que Vitória e Braga terão tudo para proporcionar um momento de extraordinária propaganda ao futebol português, caso todos o queiramos. Tornar que, ao contrário do que desejam, esta partida será uma grande festa, sendo essa a verdadeira sapatada de luva branca aos opinion makers dos canais que só falam de três emblemas, aos que acham que o país só tem três clubes e que fazem de todo o resto paisagem.

Que o Vitória vença, que isso é o que mais desejamos (como é óbvio), mas que este jogo sirva para demonstrar a força do futebol para além dos de sempre... e que ninguém dê o prazer aos que estão completamente aturdidos com esta final de a rebaixarem, de virem "vender a banha da cobra" da preponderância de três clubes! No fundo, entre Conquistadores e Guerreiros, Espanhóis e Marroquinos há muitas coisas que também os une... ou quantos de nós no Natal não teve de gramar o primo de Braga, ou dorme todos os dias com uma mulher (ou homem) do outro lado das Taipas?

Que saibamos, em conjunto, fazer o país tricéfalo invejar-nos!

E, agora, vamos a eles, Vitória...

 


 

Postagem Anterior Próxima Postagem