COMO UM TREINADOR VEIO DO CAMPEONATO DO MUNDO PARA O VITÓRIA, NUMA DECISÃO QUE SURPRENDEU TUDO E TODOS... MAS QUE NÃO ENTROU NA HISTÓRIA PELO SEU ÊXITO!

Às vezes, quem manda no Vitória tem decisões surpreendentes.

Assim, também, sucedeu no final da temporada de 1997/98, quando Quinito, o técnico que substituíra Jaime Pacheco a meio desse exercício para terminá-lo no terceiro lugar, decidiu não continuar a comandar os Conquistadores.

Deste modo, importava escolher o seu sucessor. Pimenta Machado, o presidente vitoriano, como tantas vezes ocorreu, decidiu surpreender. Sair do mercado tradicional e apostar num técnico estrangeiro, ainda que com conhecimento do futebol português onde fora um avançado de atributos insuspeitos e fizera história ao levar o popular Salgueiros às competições europeias. Naquele momento, contudo, experimentava as sensações de disputar o campeonato mundial de selecções, como treinador de campo da Jugoslávia e adjunto de Slobodan Santrac, o seleccionador, e onde lidava e orientava estrelas como Stjokovic, Mijatovic ou Savicevic. Falamos de Zoran Filipovic, uma escolha que a todos surpreendeu.

Bastará ler o jornal Notícias de Guimarães de 19 de Junho de 1998 que escreveu que "A notícia percorreu a cidade como um furacão. Aqui e ali, nos cafés, nos bancos do jardim... qualquer sítio era sítio para falar na novidade. O tema de conversa era apenas um: o novo treinador do Vitória." Uma escolha pouca ou nada consensual, pois "numa primeira reacção, as opiniões dividem-se, a uns o treinador agrada a outros nem por isso..."

A ajudar a esse frenesi, todo o secretismo que foi mantido no anúncio do homem que haveria de suceder a Quinito. A razão era explicada pelo próprio Pimenta, que alegava que ambos tinham decidido que "a contratação só seria pública depois da estreia da Jugoslávia no Mundial de França, que venceu o Irão por 1-0."

Por isso, enquanto orientava algumas das maiores vedetas do futebol mundial, "Filipovic tem estado em contacto permanente com os responsáveis do Vitória, tendo em vista a preparação para a próxima época." Cairia nesse Mundial nos oitavos de final, ao perder por duas bolas a uma contra a, então, selecção da Holanda, com um golo de Edgar Davids aos 90+2 minutos.

Chegaria a Guimarães, mas a aventura seria curta. Duraria 18 jogos, tendo vencido, apenas 4... para ser substituído por Quinito, aquele que houvera partido e levara à aposta nas suas capacidades.

Postagem Anterior Próxima Postagem