Falar de António Bastos Salgado é falar de um nome praticamente desconhecido para o Vitória. Na fotografia apresentada surge como o segundo da fila de baixo da direita para a esquerda, ao lado de Silveira.
Porém, o jogador será mais um daqueles casos de quem muito se esperava... mas que nunca haveria de ver confirmadas essas expectativas, ainda que nenhuma culpa tivesse disso.
Nascido na Costa de Caparica, seria aí que haveria de despontar, dar nas vistas. Um talento com uma velocidade de ponta fora do comum, tanto que mereceu a alcunha de "Foguete Caparicano". Seria com essas características que se tornaria conhecido no futebol com a camisola dos Pescadores, ao ponto de desencadear a cobiça de vários clubes, entre eles o Vitória.
Seriam os Conquistadores a seduzi-lo. Apesar de estarmos na temporada de 1955/56, ano em que o Vitória foi despromovido ao segundo escalão, a aposta no jogador foi declarada. Deste modo, como escrevia o Notícias de Guimarães da época, "a direcção do Vitória, com a ajuda da sua Comissão Angariadora de Fundos, conseguiu um quantitativo que lhe permitiu a aquisição de determinados reforços que vêm equilibrar o conjunto da equipa em determinados pontos que se entendiam vulneráveis." Entre eles estava Salgado, que segundo o Blog Futebol de Outros Tempos, foi contratado por 100 contos para o clube, sendo que ele ainda recebeu 50, que utilizou no seu casamento. A título comparativo refira-se que tal seria o equivalente, hoje, a mais de 50 mil euros.
Porém, em Guimarães, tudo correria mal a Salgado. Estrear-se-ia à terceira jornada dessa temporada a titular dos Conquistadores, numa partida frente ao Peniche, disputada na Amorosa, que terminou empatada a um, graças ao golo de Daniel.
Todavia, partir daí, não mais apareceria nos registos e fichas de jogos vitorianas, levando-nos a pensar que sofreria a terrível lesão mencionada no referido blog e que arruinar-lhe-ia a carreira, que o obrigaria "a acabar cedo para o futebol"... para desgosto de todos os vitorianos que depositavam muitas esperanças na sua carreira.
