Uma fotografia a causar uma rasteira...
À primeira impressão poder-se-ia pensar tratar-se do Vitória, o nosso Vitória.
Porém, na fotografia encontra-se o Vitória Sport Clube... mas de Barcelinhos, fundado em 1940 e que sempre ostentou com orgulho as cores vitorianas.
Tudo começou nessa data, quando "Um magote de «rapazes» useiros e vezeiros do velhinho Montilhão para pontapear a bola de trapos, contagiado pelo exemplo de outros e até seguindo a esteira do associativismo que sempre a terra demonstrou e viveu, resolve soltar o seu grito de independência e dá corpo ao Vitória de Barcelinhos."
O clube começou a sua actividade desportiva pelo futebol, sendo que essa iria aos poucos cessando. Destaque para um curioso facto ocorrido na época de 1952/53 que foi quando surgiram os primeiros estatutos do clube... com ajuda do representante vitoriano em Lisboa (do nosso Vitória) Francisco Retorta que ajudou a que os mesmos fossem rapidamente aprovados na capital. Neles, era já referida "a intenção de o clube pertencer à comunidade vitoriana, passando a ser uma filial do Vitória de Guimarães. Atente-se no cuidado posto no rol de modalidades que no futuro poderiam ser praticadas pelo clube. Foi o caso do óquei em patins, hoje modalidade principal."
E, assim, perpetuar-se-ia uma ligação que fez do Vitória (de Barcelinhos) uma das principais filiais vitorianas... com orgulho!
