COMO RECORDAMOS A INAUGURAÇÃO DO RINK DA AMOROSA, UM MOMENTO PARA A HISTÓRIA...

O hóquei em patins foi uma das grandes paixões vitorianas na década de 50 do século passado.

Ainda que tenha tido um final abrupto e inesperado, a verdade é que teve vários momentos desportivos de relevo e que foram conducentes a que a 12 de Junho de 1952 fosse inaugurado o rink da Amorosa, ao lado do campo onde a equipa de futebol actuava.

Tratava-se de um recinto erigido com donativos de diversos vitorianos, como percebemos do jornal Notícias de Guimarães do dia 8 do mês e ano citados, em que sob o título de "Pró Rink do Vitória", se enumeravam os beneméritos que para ele tinham contribuído e as respectivas quantias doadas.

O número seguinte desse jornal, bem como do Comércio de Guimarães, já dava a conhecer como decorrera essa inauguração. Este último jornal, publicado no dia seguinte à inauguração, escrevia que "teve solenidade e despertou entusiasmo a inauguração do novo Rink de Patinagem do Vitória Sport Clube."

Assim, perante uma imensa multidão, "entre a qual se viam muitas senhoras" e as maiores individualidades da cidade, bem como da modalidade a nível distrital, "no topo do campo foram içadas as Bandeiras da Cidade, de patinagem do Minho e do Vitória", "sendo cortada a fita que simbolicamente vedava o Rink, pelo snr. Presidente da Câmara."

Após esse marcante momento, seguiu-se a parada de apresentação com "os grupos do Vitória Sport Club, Académico e Sporting de Braga, Viana do Castelo, Taipas, Infante de Sagres, Académico do Porto e Sanjoanense." Antes mesmo de o recinto ser estreado, seguir-se-iam os discursos protocolares, desenrolar-se-iam diversos desafios, merecendo destaque o disputado entre o Vitória e o Taipas que a equipa termal venceu por três a um. Acresce que a fotografia apresentada refere-se a essa partida, estando o capitão do conjunto taipense integrado na equipa vitoriana.

Deste modo, concluía-se que "o Rink vimaranense tem explêndida apresentação e os atletas, embora estejam no princípio, mostraram qualidades que os podem levar longe." Era um passo decisivo para o desenrolar de inúmeras histórias que, ainda, hoje povoam o imaginário dos vitorianos que viveram esses tempos...

Postagem Anterior Próxima Postagem