Que imagem!
Estávamos na temporada de 1992/93 e Marinho Peres, depois da extraordinária campanha protagonizada na temporada de 1986/87, estava de volta ao Rei.
O regresso de "Seu Marinho" ganhou foros sebastiânicos, ainda para mais com o Vitória a disputar a Taça UEFA, como naquela temporada, e a começá-la em grande estilo ao bater a Real Sociedad por três bolas a zero.
Porém, naquele ano, nem a camisa branca, tida como fetiche na primeira passagem por Guimarães, ajudou. Marinho Peres, como a imagem documenta, revelou-se impotente para reverter um cenário terrível, de pouco valendo o apoio do adjunto Bernardino Pedroto, que o haveria de substituir - curiosa a imagem deste com um fato de treino da Hummel, provavelmente, a futura fornecedora de equipamentos do Vitória - e de um monstro sagrado chamado Jesus, já em final de carreira, naquela que seria a sua derradeira temporada como jogador do Vitória.
Ao fim da primeira volta, após a derrota caseira perante o Gil Vicente, e com os Conquistadores no antepenúltimo lugar da tabela, Marinho deixaria Guimarães... ficando, contudo, para sempre na memória a sua primeira passagem onde, de peito feito e olhos nos olhos, enfrentou alguns colossos da Europa do futebol!
.jpg)