COMO AUGUSTO INÁCIO CHEGOU AO VITÓRIA E, DE IMEDIATO, SENTIU ESTAR NO VIETNAM, NO MEIO DE TANTOS GABIRUS...

Já aqui se escreveu que aquela temporada de 2000/01, apesar das expectativas depositadas, revelou-se uma verdadeira desilusão. Na verdade, a aposta em Paulo Autuori e nos jogadores por ele indicados foi um tiro ao lado e Álvaro Magalhães ainda seria capaz de fazer pior.

Por isso, na tentativa de evitar que o barco fosse ao fundo, leia-se que o Vitória pudesse ser despromovido, Pimenta Machado não olhou a meias-medidas e apostou em Augusto Inácio, o treinador que, então, era campeão nacional e que houvera saído do Sporting em litígio com os leões.

Porém, apesar de Inácio ter começado a sua aventura vitoriana a triunfar numa inesquecível partida debaixo de dilúvio na Vila das Aves, a verdade é que as primeiras impressões relativamente ao plantel deixaram-no aturdido. Preocupado com o que teria de enfrentar para fazer com que o Vitória chegasse a águas tranquilas.

Com efeito, como revelou em entrevista ao Expresso de 25 de Fevereiro de 2018, as primeiras impressões quando chegou à Academia vitoriana foram tudo menos do que boas. Um verdadeiro susto, em linguagem popular. Na verdade, com a equipa descrente, proveniente de uma série de sete jogos sem conhecer o sabor do triunfo, o primeiro sentimento foi de preocupação!

Tanto que "quando cheguei disse para os meus adjuntos: “Em que grande Vietnam nós nos viemos meter”. Na verdade, segundo as palavras do próprio, "o grupo era uma grande merda, não queriam trabalhar", o que o levava a pensar "como é que nos safamos com estes gabirus todos aqui?"

Porém, não existiam tempo para contemplações. Era necessário trabalhar e motivar os que não queriam fazê-lo. O Vitória haveria, assim, de se salvar na última jornada, frente ao Farense, graças ao golo salvador de Romano Sion.

Mas, havia que remodelar a casa... Deste modo, "de 24 jogadores, 19 foram embora. Só ficaram cinco." Mas, apesar disso, o treinador reconheceria que "foi um trabalho que deu um gozo do caraças", já que permitiu-lhe lançar as bases para a época de exaltação que foi a de 2002/03. Mas isso, já será outra história...

Postagem Anterior Próxima Postagem