Foi um dos mais míticos guarda-redes vitorianos...
Merecedor de figurar nos cinco melhores de sempre, provavelmente.
Alentejano de boa cepa, Francisco Rodrigues chegaria a Guimarães na época de 1967/68 para só assumir relevância na época seguinte, tornando-se no guarda-redes da inesquecível temporada que culminou na conquista do primeiro terceiro lugar da história.
Mas, para além dos 223 desafios disputados como último garante da inviolabilidade das redes do Rei até à época de 197(/79, Rodrigues, durante a sua primeira época na Cidade-Berço, ainda na sombra de Mário Roldão, mas também de Giesteira, seria, apenas, utilizado na Taça de Reservas, um campeonato para manter os atletas não utilizados em acção.
Porém, aí daria asas a outro dos seus prazeres. Dotado de boas qualidades técnicas, numa altura em que os guarda-redes usavam os pés, apenas, para subir e descer escadas, seria, várias vezes, nessa competição utilizado como avançado centro.
E, com um estilo inatacável, tal como demonstra a fotografia que ilustra estas linhas, tornando-se, assim, no primeiro e único guarda-redes da história dos Conquistadores a ser utilizado na frente de ataque...
