A FOTOGRAFIA DOS CAMPEÕES ENVIADA PELO VERDI, UM CAMPEÃO EM TODOS OS SENTIDOS... PARA A NOSSA PÁGINA...

Obrigado Santi, antes de mais!

Perdoem-nos o título. Mas, esta fotografia foi quase um augúrio, uma feliz previsão que haveria de concretizar.

Tudo começou no passado dia 03 de Novembro, data em que Portugal se estreou no Campeonato Mundial de sub-17 perante a Nova Caledónia. As Quinas venceram e, obviamente, não poderíamos deixar passar em claro o momento em que dois jogadores do Vitória representaram a equipa de Todos Nós num mundial... ainda para mais, com um deles, o Santiago Verdi, a capitão de equipa.

Fizemos a publicação no Facebook e no Instagram e, pouco depois, recebemos uma mensagem do número 16 da equipa portuguesa. Confessamos ter ficado surpreendidos com o nível de formação para quem com 17 anos, a disputar um Mundial, apresentava. Na verdade, o invés de, como tantos outros ter os pés de barro, estávamos perante um jovem extremamente inteligente, educado e, como veríamos... de palavra! A conversa desenrolou-se, findando com um "se forem campeões do mundo, há foto exclusiva para a página com a Taça", ao que respondeu "Tá aqui, prometido!"

A prova continuou e a cada publicação o Santiago vinha agradecer. Além do que fomos investigando dos nossos jovens campeões, ficamos a saber que, principalmente, o nosso interlocutor, para além de um promissor futebolista, é um estudante de excepção (adiantado um ano para a idade), já se encontrando na Universidade, em Engenharia Biomédica. Apesar de o termos classificado de "crânio", a verdade é que será daqueles raros casos em que se é muito bom em tudo aquilo que se faz... algo que quem escreve gostaria de ter sido, mas o sonho do futebol, desde muito cedo, ficou-se pela bancada.

Os jogos continuaram e as palavras de incentivo também. Do outro, pressentia-se uma inabalável confiança, como quando após a meia-final com o Brasil, ficamos sem dúvidas que Portugal tinha encontro com a história, quando do Qatar chegou-nos a mensagem tão simples quanto clara "Vai ser nosso"!

Ontem, como todos sabemos, os jovens portugueses terão vivido o dia mais feliz das suas jovens vidas. Nós emocionamo-nos com o golo de Anísio, os cortes de Mauro, as defesas de Romário, mas, temos de confessar, muito mais quando Verdi entrou em campo, ainda que tenhamos ficado tristes, por Zeega (que tão importante foi nesta caminhada, também) não o ter feito.

Os nossos meninos tinham sido campeões do mundo! Os primeiros campeões do mundo da história do Vitória em modalidades colectivas. Depois da festa acalmar, que não se é campeão do mundo todos os dias, recebemos a mensagem do Santiago. Mais uma vez a demonstrar que, mais do que jogador, é um jovem de formação ímpar, com uma educação esmerada a agradecer por tudo o que a página fez (como se tivéssemos feito algo, comparado com o que ele conseguira) e a lembrar-se do que prometera quase um mês antes: "ainda não temos a foto, mas mal tenha eu mando..."

E, hoje, aí está ela... enviada por um dos heróis da histórica caminhada que levou Portugal ao título mundial e que nos orgulhará para sempre. A título pessoal, podes ter a certeza que quem escreveu o livro dos 200 anos do Vitória, mesmo não estando aqui nenhum de nós, dar-te-á, bem como ao Zeega, um destaque especial.

Agora, desfrutem... que o futuro trará com ele muitos desafios... e de Rei ao peito! E, quanto à página não poderia acabar de outra maneira a falar de um inesquecível mundial.

Postagem Anterior Próxima Postagem