Foi há precisamente um ano...
A 02 de Outubro de 2024, o Vitória tornou-se na primeira equipa portuguesa a participar na fase regular da Liga das Conferências.
Frente aos eslovenos do Celje assistiu-se a um momento de doce vingança, atento que fora a equipa de Albert Riera que, no ano anterior, eliminara os vitorianos na fase preliminar da prova.
Nessa Quarta-feira chuvosa,. à tarde, os então comandados por Rui Borges, entraram em campo com Bruno Varela; Bruno Gaspar, Toni Borevkovic, Mikel Villanueva, João M. Mendes; Tomás Handel, Tiago Silva, Samu Silva; Kaio César, Nélson Oliveira e Gustavo Silva. Na partida entrariam, ainda, Manu Silva, João Mendes, Zé Carlos, Nuno Santos e Jesús Ramirez.
Logo no minuto inicial, Samu entraria na história da competição, ao marcar o primeiro golo da prova... num dia em que o triunfo por três bolas a uma, graças ao sobredito tento de Samú, mas também de Gustavo e de Tiago Silva.
O Vitória começava em grande e haveria de continuar... entretanto, do 16 jogadores que entraram em campo, 12 já não vestem de Rei ao peito! Sinais do futebol moderno...
