COMO ÁLVARO INÁCIO, UM HOMEM COM JEITO PARA ENTRAR NA HISTÓRIA, TAMBÉM ESTÁ NA DO VITÓRIA, COMO O PRIMEIRO A DAR UM TRIUNFO NA CASA QUE, AINDA, HOJE, RECEBE OS CONQUISTADORES!

Há jogadores que conseguem ter um encontro especial com a história... marcar diversos encontros com esta, quase escolhendo os momentos especiais para nela figurar.

Será o caso de Álvaro Inácio, um médio lisboeta nascido em 1935 e que chegou ao Vitória na temporada de 1964/65 proveniente da Olhanense. Antes disso, contudo, já houvera percorrido um caminho no futebol que fizera que, enquanto jogador do Atlético, Bella Gutman, então, treinador do Benfica se encantasse pelo seu futebol e tudo fizesse para o levar para o Benfica.

Estávamos na temporada de 1959/60 e o jovem jogador chegava aos encarnados cheio de sonhos... que não haveria de cumprir, por como tantos outros, ter sido incapaz de se afirmar num clube cuja a exigência era maior. Porém, já antes desse momento, houvera denunciado o seu dom para experimentar momentos marcantes, como confessou na Rubrica do jornal Record "O Que é Feito de Si?". Na verdade, Álvaro referiu que "... Fui o primeiro capitão da selecção nacional de juniores e também o primeiro a marcar um golo para esta equipa, o que aconteceu frente à Irlanda do Norte, no Campeonato da Europa de 1954." Um momento marcante de um homem que também haveria de evidenciar-se como jogador de voleibol no Sporting (ele que no futebol fora contratado pelo Benfica, numa equipa treinada por um dos maiores vultos da história do desporto português: o Professor Mário Moniz Pereira,.

Mas se esses foram momentos marcantes, teremos de viajar até à temporada de 1964/65. Depois de um ano no Algarve, no Olhanense, o jogador seria contratado pelo Vitória, nesse ano treinado pelo argentino José Valle. Em Guimarães, só ficaria uma temporada, tendo marcado, apenas, um golo num campeonato que desportivamente não ficou na memória dos Conquistadores, graças ao mediano sétimo posto final.

Porém, mais uma vez teria um momento especial para contar e que merecerá ser eternizado. Assim, fez parte da equipa que no dia 03 de Janeiro de 1965 calcou pela primeira vez a relva do novo estádio para defrontar os Belenenses, num conjunto formado por Roldão; Mário da Costa, Daniel; João da Costa, Pinto, Artur; Castro, Peres, Eduardo, Álvaro Inácio e Mendes

Deste modo, se o vimaranense Castro haverá de figurar como o autor do tento primogénito do novo recinto, Álvaro Inácio merecerá figurar como o homem que, graças ao seu momento de glória, permitiu aos adeptos Conquistadores festejarem o primeiro triunfo na nova casa, isto depois de Adelino ter igualado a contenda.

No final da temporada partiria para acabar a carreia no Sporting de Espinho... contudo, houvera cumprido a sua missão, o seu destino! Mais uma vez marcara encontro com um momento marcante e, ainda, hoje recordado pelos vitorianos: o primeiro homem a carimbar o primeiro triunfo na nova casa!

Postagem Anterior Próxima Postagem