Fafe na primeira divisão só aconteceu por uma vez na história do futebol português.
Por isso, só por uma vez, o Vitória encontrou a equipa vizinha, que terá sido aquela, que fora do concelho, foi a mais próxima que os Conquistadores encontraram nos campeonatos nacionais.
Assim, aquele dia 04 de Dezembro de 1988 terá ficado para sempre para a história, com os homens da Justiça a viajarem até Guimarães, para encontrarem um Vitória no seu melhor momento da temporada, numa série que já ia em seis partidas sem perder, consubstanciadas em cinco triunfos e um empate.
Nesse dia, os bons desempenhos vitorianos permaneceriam. Assim, a equipa composta por Neno; Nando, Bené, Germano, Nascimento; Carvalho, N' Dinga, René; Chiquinho, João Baptista e Silvinho resolveu a partida em modo expresso, graças a dois golos nos primeiros 20 minutos da partida, apontados por Nando e Chiquinho.
A partir daí, os Conquistadores geririam uma partida que não mais haveria de realizar-se... pois, os fafenses, na sua primeira experiência no principal escalão do futebol português seriam despromovidos, para não mais voltarem!