Hoje é dia 02 de Fevereiro. O dia "em que se estiver Sol, a Senhora da Luz está a rir e o Inverno para vir, mas se chover está a chorar e o Inverno a passar", e que, atendendo aos fenómenos atmosféricos que vamos experimentado, esperamos que a sabedoria popular misturada com religião e crendice esteja certa.
Falamos, pois, do dia da Senhora da Luz ou das Candeias, celebrado 40 dias após o Natal, e que, como a maioria bem saberá, tem uma capela em Creixomil no topo da freguesia.
A devoção à senhora remonta ao século XVII, mas a verdade é que, seguindo a tradição oral, teremos de recuar até ao tempo de D. Afonso Henriques quando em combate com os mouros, pediu a nossa Senhora que lhe desse mais um pouco de luz solar, para poder vencer a peleja.
E assim, continuaria a narrar-se, surgindo, pela primeira vez, uma referência escrita à santidade nas actas de vereação de 15 de Maio de 1619, sendo a sua capela merecedora de várias romagens neste dia, mas, também, no Domingo de Pascoela, que é o Domingo a seguir ao Domingo de Páscoa.
Em 1728 foi erigida a Irmandade de Nossa Senhora das Candeias, que alcançaria Bula apostólica para as cinco festividades da Senhora, com a obrigação de mandar dizer 13 missas pela alma dos irmãos falecidos. Para além da assistência espiritual, a Irmandade da Senhora das Candeias prestava também auxílio económico.
E, até hoje, continuaria a ser lugar de peregrinação e de devoção... mas, também, um local que a todos os vimaranenses orgulhará. E, com o tempo como está, todos esperamos que o velho adágio (mais uma vez!) bata certo....
