COMO O CAPITÃO-GERAL DO VITÓRIA ENTENDIA A ALIMENTAÇÃO DOS SEUS AVANÇADOS...

Gervásio Campos de Carvalho foi o primeiro capitão geral do Vitória.

Numa altura em que não existiam treinadores, as funções que desempenhava eram tão relevantes que, aquando das eleições, os órgãos sociais indicavam quem iria desempenhar tal tarefa. Uma tarefa que obrigava os demais colegas de equipa a respeitá-lo e a obedecer às suas directrizes.

Fruto disso, a 31 de Maio de 1925, no suplemento Desportivo de A Razão, o homem que, também, era conhecido por Viriato, assinando com esse pseudónimo as suas crónicas, escreveu um extenso artigo acerca da "Higiene no Foot-Ball". Este escrito não era mais do que as regras de alimentação que cada um dos componentes da equipa vitoriana deveriam seguir para terem êxito na sua missão.

Deste modo, segundo ele, os avançados deveriam ter 4 refeições diárias. Começariam com o pequeno-almoço pelas 7 da manhã que deveria ser um arroz de polvo e uma travessa de salada de alface sem molho. Depois, "ao meio-dia, almoço, que poderá constar, de preferência, de um ou dois leitões assados no forno, um coixão de cabrito estufado e 2 quilos de lombo de porco au gratin" Para sobremesa, postulava que dever-se-ia, comer dois ananases ou duas dúzias de laranjas e "...2 litros de vinho verde, bom."

O lanche deveria ser tomado pelas 4 da tarde devendo constar de "2 ou 3 lagostas de mayonaise e meio perú recheado com farinha de pau e 4 garrafas de cerveja preta alemã, para auxiliar a digestão." Após esta "...pequena refeição", defendia um período de repouso durante três horas, de modo a que "... a alimentação produza bons resultados."

Para culminar a dieta dos seus goleadores, propunha para o jantar "pratos de resistência", como uma "...bacalhoada com todos os matadores e mais 4 pratos diversos." Para sobremesa sugerira um queijo flamengo e castanhas assadas. Tudo regado com "3 canecas grandes de vinho do Douro." Para não se deitarem indispostos, propunha que "finda a refeição, passear durante 5 horas para fazer a digestão."

Uma dieta que os saciava e não os inibia de procurarem o golo... e se fosse nos dias de hoje?

Postagem Anterior Próxima Postagem