Já aqui muito falamos do guarda-redes Machado, o guardião que defendeu as malhas vitorianas nos primeiros anos em que os Conquistadores militaram na Primeira Divisão.
Mas, também já falamos da revista Stadium, pioneira da divulgação do desporto em Portugal, numa altura em que pouca divulgação das modalidades existiam. Além disso, saúde-se na publicação o seu gosto pelo ecletismo e, acima de tudo, ao contrário do que sucede hoje, a vontade de tratar todos os clubes por igual.
Assim, na publicação de 10 de Março de 1948, a referida revista na sua última página, que continha uma espécie de poster, homenageava o keeper vitoriano.
Apesar de se terem enganado na naturalidade do talentoso guarda-redes, pois não era natural de “Treixomil", mas sim de Creixomil, davam a conhecer as qualidades do atleta vitoriano ao país: "... boa visão, agilidade, golpe de vista e coragem."
E, numa altura, em que a democratização dos meios de divulgação do desporto eram uma miragem, todo o país ficava a conhecer o guarda-redes do Vitória...