António Jesus, se fosse vivo, hoje, completaria 70 anos.
O guarda-redes vitoriano que cumpriu 256 partidas de Rei ao peito, desempenhando, posteriormente, funções como treinador de guarda-redes nos Conquistadores, chegou ao clube do Rei no início da temporada de 1981/82 para concorrer com o monstro sagrado Vítor Damas pela titularidade nas balizas dos Conquistadores.
Porém, surpreendentemente, ganharia a titularidade, estreando-se no Vitória logo na primeira jornada desse campeonato, frente ao Penafiel, a 23 de Agosto de 1981.
Nesse dia, com os Conquistadores a alinharem com Jesus; Gregório Freixo, Tozé, Santos, Nivaldo; Pedroto, Festas, Abreu; Fonseca, Lúcio e Joaquim Rocha, assistiu-se a um verdadeiro festival de golos desperdiçados e que levou a que o jornal A Bola do dia seguinte, escrevesse que "Quem perde tantos golos sujeita-se ao sofrimento..."
Um sofrimento concretizado na crónica pela "disposição territorial dos visitantes" e o "elevado número de oportunidades desperdiçadas pelos locais." Porém, no meio deste manancial de oportunidades desperdiçadas, um momento teria, êxito. Corria o minuto 22 da contenda e "no meio campo do Penafiel, Lúcio, em confronto com Fernando, levou vantagem, cedendo a bola para Pedroto que a tocou por alotara Rocha que, de primeira, a cedeu para o lado para o brasileiro LÚCIO que, vindo de trás, dominou a bola, progrediu alguns metros e quando Luz saía ao seu encontro, rematou rasteiro, com o pé direito."
Estava feito o golo vitoriano que significaria o seu triunfo, numa tarde em que o treinador José Maria Pedroto considerou que "- Perdeu-se uma goleada. Tivemos tantas oportunidades de golo, como já não se usam, mas que não concretizamos." Depois viria uma alusão, ainda que indirecta, à estreia do guarda-redes Jesus, ao dizer que "O Penafiel defendeu-se muito bem mas nunca pôs em perigo as balizas de Jesus."
Era a estreia de um homem que, ao contrário daquele dia, haveria de ser brilhante e um verdadeiro seguro de vida no último reduto vitoriano. Uma lenda que sempre recordaremos...