Estávamos em 1992/93...
Naquela jornada inaugural frente ao Beira-Mar, ao intervalo, era apresentada a músia que iria acompanhar os Conquistadores na caminhada europeia que se avizinhava e que começara daí a poucos dias frente aos espanhóis da Real Sociedad.
Com efeito, depois de uma grande noite europeia, em que uma noite mágica de um bósnio chamado Dane Kupresanin e de um português com o petit-nom de Pedro encaminahram a equipa de Marinho Peres para a segunda eliminatória da Taça UEFA, a música entrou na cabeça e no coração de todos os vitorianos.
Passaram 32 anos...
O Vitória já foi por várias vezes às provas uefeiras com maior ou menos sucesso. Mas, verdade seja dita... quantos de nós, na antecâmara do jogo, não colocamos o "Vitória Europeu" no rádio, ou cantarolamos a música para ajudar a enganar o nervoso miudinho que nos corrói antes da partida?
Porém, hoje, em primeira mão, e em colaboração com Dino (o pai da música) e Kika Freitas apresentamos uma nova versão. Uma versão no feminino, num clube cada vez mais aberto às mulheres que já são uma franja muito significativa da massa associativa e que acompanham o Vitória em todos os lados, sem nunca lhe dizerem que não.
Senhoras e senhores, pela primeira vez: Vitória Europeu na voz de Kika Freitas. Esperamos que seja do vosso agrado!