COMO ALFREDO FEZ ENTRAR PARA A RIQUEZA LEXICAL DO FUTEBOL PORTUGUÊS UMA IMORTAL EXPRESSÃO...

Alfredo Guimarães será uma das figuras mais marcantes do Vitória da década de 70. Jogador de bons recursos técnicos, formado na cantera do clube, depois de chegar de França com os progenitores, estrear-se-ia na equipa sénior do Rei no exercício de 1972/73 numa partida de final do campeonato frente ao Atlético.

Seguir-se-ia um ano de tirocínio no Fafe, para regressar a Guimarães na temporada de 1974/75 e viver um momento que o tornou eterno no futebol português graças a um feliz momento. Na verdade, naquele ano, a equipa vitoriana era demolidora a título ofensivo. Com um tríade ofensiva composta por Tito, Romeu e Jeremias colocava em sentido todas as defesas contrárias, sendo uma máquina de criar jogadas de perigo e de facturar... uma delícia para os olhos em suma, mas que o árbitro António Garrido impediu de obter um apuramento europeu!

Tal sucederia naquela partida frente ao FC Porto, naquele dia 23 de Fevereiro de 1975 em que, segundo o Notícias de Guimarães de 01 de Março, o Vitória fez uma exibição "muito certa e realista", abrindo o activo perto do intervalo por Tito.

A segunda parte seria de controlo, até que a sete minutos do final da contenda, Mário Wilson resolveu fazer entrar em liça Alfredo Guimarães, que recordou esse momento no jornal do clube datado de 30 de Janeiro de 2001, referindo que "entrei (...) quando o Vitória ganhava por um a zero e eu entrei para substituir Custódio Pinto, para jogar ao lado de Jeremias como ponta de lança." Refira-se que no início da sua carreira jogava em posições adiantadas no terreno, recuando até se fixar como lateral.

Porém, naquele período de tempo, haveria de aplicar o golpe de misericórdia à equipa azul e branca, apontando o segundo e decisivo tento vitoriano. Como referiu "... este golo ficou-me na memória devido a um jornalista que fazia relatos, na altura ter descrito o golo assim: "não adianta chorar Tibi, vai buscá-la ao fundo." Era a voz do narrador desportivo Gomes Amaro na emissora Quadrante Norte e que tornar-se-ia famoso por uma série de expressões idiomáticas. Entre elas, esta... graças a Alfredo!

Postagem Anterior Próxima Postagem