Criada a 03 de Dezembro de 1884, a Escola Secundária Francisco de Holanda, outrora Escola Industrial, está prestes a comemorar 140 anos.
Começaria a funcionar na casa do visconde de Pindela, no Largo Martins Sarmento, enquanto não ficavam concluídas as instalações da Rua Paio Galvão, onde iria funcionar.
Entre 1901 e 1910, a escola funcionou, em condições muito precárias, no edifício inacabado do Proposto. No início do ano letivo de 1910-1911, instalou-se na casa amarela da rua de Santa Maria, situada na esquina com o terreiro de Santa Clara, onde permaneceria até 1914, ano em que passou a partilhar o antigo convento com o Liceu e o Internato Municipal. Em 1923, fixou-se definitivamente no edifício do Proposto, que ainda andaria em obras até ao final daquela década.
Em Outubro de 1955, foi divulgado o projeto para a construção do novo edifício, que iria fazer nascer a escola técnica com maior superfície coberta do país. Do edifício original, apenas se manteriam as oficinas, que seriam requalificadas. A inauguração aconteceu em 1959, mantendo essa traça até há poucos anos.
Quem tem recordações da Xico?