QUANDO PIMENTA REVOLUCIONOU A AF BRAGA...

No futebol português sempre se jogou tanto nos gabinetes como nos relvados. Certo e sabido que, para não descolar dos primeiros lugares da tabela classificativa, importa(va), pelo menos, não ser prejudicado por quem manda(va).

Pimenta Machado, no início da década de 90, sabia disso e sabia que o Vitória, por estar a afirmar-se junto dos mais titulados emblemas portugueses, não podia permitir-se a ser ultrapassado por jogadas intestinas. Mais do que isso, andava completamente indignado pelo modo como o treinador do seu clube, na temporada anterior, Paulo Autuori, fora castigado disciplinarmente após uma altercação no Estádio das Antas, com o Árbitro Francisco Silva... sem que a AF Braga o defendesse, ou se indignasse com a arbitrariedade do castigo!

Ainda mais preocupante, pelo facto de a associação distrital ser liderada por Gil Mesquita, que fora líder do clube entre 1976 e 1980 antes de Pimenta assumir a liderança vitoriana e que, também, pouco ou nada houvera feito quando Dinis Monteiro, antigo director do clube, foi destituído, meses antes, de vice-presidente do Conselho Nacional de Arbitragem, por ter sido irradiado da prática do andebol na temporada 1976/77 por ter empurrado um árbitro...para ser amnistiado quatro anos depois, após a visita do Papa João Paulo II a Portugal. Porém, os regulamentos obrigavam a que não pudesse exercer essas funções e Dinis teria de as abandonar.

Num ambiente absolutamente em ebulição, com a AF Braga a não querer romper o acordo de poder que mantinha com a AF Braga (como esquecer os cromáticos "chitos" que Adriano Pinto, líder máximo da associação portuense, dizia dar aos adversários?), Pimenta resolveu agir.

Retirou o apoio a Gil Mesquita, que acabou por demitir-se de funções, e avançou com o nome de Mesquita Machado, na altura presidente da Câmara de Braga, para a liderança da associação de futebol. Logo de seguida, o outro candidato, Virgílio Costa, retiraria a sua candidatura, levando a que o autarca bracarense assumisse a liderança do organismo, com o apoio do Vitória que indicou Raúl Rocha para vice-presidente.

O futebol a nível associativo ia mudar...

Postagem Anterior Próxima Postagem