Uma equipa mítica...
Na década de 30 e até meados da de 40 do século passado, os campeonatos distritais eram de extrema importância. Na verdade, era através destas provas que as equipas apuravam-se para o campeonato nacional.
O Vitória, como já aqui escrevemos, desde 1934, foi o grande dominador de uma prova que teve a sua última edição em 1946/47.
Seria a equipa desta temporada, orientada por Artur Baeta, que se encontra retratada na fotografia, tendo entrado na história como a última a vencer um campeonato distrital.
Para isso, destaque para o triunfo por cinco bolas a quatro em casa do eterno rival, ou uma goleada que entrou na história destes campeonatos já na Amorosa.
Com efeito, a alinhar com Machado; Curado, José da Luz; Luciano, Garcia, Zé Maria; Alexandre, Rebelo, Brioso, Teixeira e Miguel, o Vitória debruou esta prova a letras de ouro, ao triunfar sobre os bracarenses por cinco bolas sem resposta.
Nesse dia, segundo o jornal Primeiro de Janeiro, " apesar de ter chovido durante todo o encontro, acorreu bastante público ao Campo da Amorosa, pois este desafio indicava o vencedor da prova bracarense.
Possuindo melhor constituição física e mais poder ofensivo, os vimaranenses venceram facilmente o seu adversário (...) Mais uma vez, o Vitória conquistou o título de campeão de Braga e diga-se, desde já com todo o merecimento, pois é a equipa que nesta província pratica melhor futebol."
Os campeonatos distritais ficavam enterrados no imaginário e deixavam para a eternidade que o Vitória, a partir de 1934, foi o seu cabeça de cartaz!