O PRIMEIRO JOGO EM LIBERDADE...

Foi longe de Guimarães, o primeiro jogo após o 25 de Abril...

Depois de uma semana sem futebol por causa das contingências revolucionárias, cabia disputar as três derradeiras jornadas do campeonato, sendo que o Vitória não venceria em qualquer uma delas.

Assim, após o golpe que instaurou o regime democrático no nosso país, o Vitória deslocou-se ao Barreiro, para encontrar o Barreirense. Nesse dia 05 de Maio, Mário Wilson escalou o seguinte onze: Rodrigues; Costeado, José Carlos, Manuel Pinto, Osvaldinho; Custódio Pinto, Ernesto, Abreu; Rodrigo, Tito e Romeu, numa partida que segundo o Comércio de Guimarães, "o Vitória foi ao Barreiro buscar um precioso ponto para a merecida consolidação do sexto lugar na tabela geral classificativa."

Na verdade, depois da equipa da casa ter-se adiantado no marcador, o conjunto vimaranense teria de manter a calma e o "frio raciocínio" para impedir o conjunto adversário de continuar a carregar no acelerador e dilatar a vantagem.

Até que ao minuto 70 surgiu o primeiro golo vitoriano do novo tempo que se abria. O seu marcador seria homem que mais golos marcou de Rei ao peito na primeira divisão, Tito. Tratou-se, pois, "de uma oportuna intervenção(...) após delineamento de jogada bem conseguida".

Os Conquistadores realizavam o seu primeiro jogo em democracia, conquistando o seu primeiro ponto no novo regime...o primeiro triunfo, esse, só haveria de chegar na temporada seguinte!

Postagem Anterior Próxima Postagem