O INESQUECÍVEL JOGO EM CASA DO RIOPELE, EM QUE OS VITORIANOS FORAM A PÉ...

Fez, por estes dias, 65 anos que o Riopele foi criado. O clube da Pousada de Saramagos, sustentado pela empresa que domina o panorama da freguesia localizada entre Guimarães e Famalicão, teve uma ascensão meteórica no futebol português, conseguindo chegar à primeira divisão nacional na temporada de 1977/78.

Por isso, no início do mês de Dezembro onde 1977, o Vitória deslocou-se à freguesia referida para encontrar o clube que, na altura, era treinado por Ferreirinha, que houvera passado pelo Vitória como jogador nas temporadas de 1960/61 e 61/62.

Para um jogo realizado a 15 quilómetros de Guimarães, os vitorianos mobilizaram-se... de modo surpreendente! Assim, resolveram, na sua grande maioria, empreender a viagem a pé, a empurrar um arco com uma roda, como nos tempos de meninice, partindo da zona dos Matadouros, hoje onde se encontra localizado o Hotel Íbis. Além destes, alguns (menos corajosos!) resolveram fazer a viagem de bicicleta.

Com tamanho entusiasmo, o estádio Parque José Dias de Oliveira conheceu uma verdadeira enchente com 13000 adeptos presentes ávidos pelas incidências que iriam decorrer no seu pelado. Porém, este jogo ficou marcado por outro curioso facto, que passou pelo facto dos árbitros estarem em greve por reclamarem melhores condições à Federação Portuguesa de Futebol. Deste modo, para apitar a contenda recorreu-se a quem estava presente na bancada, cabendo a missão a Mário Barreiros, um árbitro aposentado da AF Braga, que mereceu a aceitação de ambos os clubes.

Com a equipa treinada por Mário Wilson, a alinhar com Melo; Ramalho, Célton, Torres, Alfredo; Ferreira da Costa, Abreu, Almiro; Mário Ventura, Tito e Mané, para um desafio que foi encetado 25 minutos depois da hora agendada por causa da questão da arbitragem, o Vitória entrou em gás. Deste modo, o brasileiro Mané, quase após o apito inicial, abriu o activo, gerindo resultado até ao intervalo. Porém, no início da segunda metade, António Luís haveria de empatar a contenda, para Romeu, aos 65 minutos, colocar os Conquistadores em vantagem, que haveriam de segurar até ao final da partida.

A primeira viagem a Pousada de Saramagos tinha sido inesquecível...

Postagem Anterior Próxima Postagem