O DIA EM QUE O "VITÓRIA" ENFRENTOU A SELECÇÃO ITALIANA


Saltillo estava bem recente...

Depois de "trocas e baldrocas" que levaram a que inúmeros jogadores, como Gomes, Diamantino, Carlos Manuel, entre outros, fossem afastados da "Equipa de Todos Nós", o seleccionador Juca teve de olhar para outros lados.

Fruto do Vitória ter realizado uma temporada de 1986/87 irrepreensível, onde conquistou um extraordinário terceiro lugar, a solução para suprir as ausências desses atletas proscritos, recaiu nos atletas vitorianos que, plenos de orgulho, aceitaram envergar a camisola das Quinas.

Assim, homens como Jesus, Costeado, Miguel e Carvalho, Nascimento e Adão foram escolhas para uma caminhada que desembocasse no apuramento para o Campeonato Europeu de 1988, que se iria disputar na Alemanha.

Nesta aventura, destaque para o que sucedeu a 05 de Dezembro de 1987. Perante a selecção italiana, sucedeu um momento marcante para a nação vitoriana. Os seis homens mencionados entraram em San Siro, como titulares da equipa de Todos Nós, contra uma das mais fortes do futebol mundial... o Vitória equipado com as cores da bandeira pátria!

Do outro lado, nomes históricos do futebol europeu como o guardião Zenga, o lateral Bergomi, um dos melhores defesas da história Baresi, Il Principe di Roma Giannini, ou I Gemelli del Gol, leia-se Mancini e Vialli, na altura, ambos, na Sampdoria.

O sonho vitoriano de vencer a Squadra Azzurra durou, escassos, 8 minutos. Seria esse o tempo necessário para Vialli bater pela primeira vez Jesus.

Porém, após esse momento, as quinas protegidas pela armadura de Afonso deram luta… o Vitória contra a selecção que cinco anos antes houvera vencido o Campeonato do Mundo! De forma descomplexada, descontraída, ameaçou o empate!

Porém, este não chegou…

E seria já sem Jesus em campo, depois de ter de sair lesionado, e sem Nascimento que a Azzurra marcou mais dois golos. Aos 87 Giannini fez o segundo golo para De Agostini acentuar a injustiça completa com o tento que fechou o activo.

Portugal perdeu, mas o "Vitória" dera boa conta de si...

 


 

Postagem Anterior Próxima Postagem