O DIA EM QUE GUIMARÃES INVADIU LISBOA...

Na semana em que o Vitória viaja à Luz, recordamos uma das mais inesquecíveis deslocações ao Benfica, republicando um artigo já aqui escrito.

Aquela temporada de 1985/86 dava azo a todos os sonhos...

Com António Morais no comando, Jesus a fazer impossíveis na baliza e Paulo Cascavel a transformar os sonhos em realidade (leia-se golos), o Vitória fez temporada capaz de meter medo aos mais titulados... a ponto de sonhar com um inédito título nacional.

Por essa razão, aquele jogo no Estádio da Luz era importantíssimo. Um triunfo colocaria o Vitória na luta pelo título, depois de ter realizado uma primeira volta onde só perdera em Braga e no Bessa... mas vencera os três mais fortes do futebol nacional em sua casa, o então Municipal.

Por essa razão, nesse dia 19 de Janeiro de 1986, a Cidade-Berço ficou deserta. De carro, de comboio, de camioneta, todos os caminhos foram dar à segunda circular, onde a palavra título rimava com Vitória e onde 20 mil adeptos encheram o Segundo e o Terceiro anel, tal como a fotografia do nosso leitor e amigo Diamantino Lopes comprova.

A primeira parte deu azo a todos os desejos... o Vitória, equipa personalizada e a saber o que queria do jogo, adiantou-se no marcador, beneficiando de um autogolo de Oliveira.

Porém, o Benfica na segunda parte contou com um reforço de peso, uma verdadeira arma secreta. José Guedes, de seu nome, não era avançado, nem médio ofensivo! Era o árbitro da partida e desequilibrou-a, completamente, em favor do Benfica, fazendo o clube da casa triunfar por três bolas a uma.

A atestar estas asserções, bastará citar um naco de prosa do Notícias de Guimarães da data: “ O Vitória que é, sem dúvida, a melhor equipa portuguesa, pelo menos até ao momento, viu-se de novo espoliada de dois pontos preciosos que a poderiam catapultar para a conquista do título. (..) Prejudicado mais uma vez, como se viu lá, e através da TV (...) Só que não lhe basta ser melhor, jogar mais futebol, encantar o público com o perfume sublime do seu futebol de eleição. No campo aparecem, de longe em longe, uns palhaços vestidos de negro, armados em juízes, que dão cabo das equipas e matam o futebol.”

Assim, ficavam mais longe os sonhos de um inédito título, num dia em que Guimarães se mudou para Lisboa para acompanhar o seu Vitória!

Postagem Anterior Próxima Postagem