COMO, SEM AMOROSA, O VITÓRIA TEVE DE SE DESLOCAR PARA OUTROS CAMPOS PARA AS SUAS CAMADAS JOVENS PODEREM CONTINUAR...

Já aqui e escreveu que a Amorosa, apesar do Vitória ter estreado o novo recinto em 1965, só desapareceu em 1976. Tal daria origem à construção da Urbanização da Nossa Senhora da Conceição que, ainda, hoje existe na cidade de Guimarães.

Assim, expropriado o terreno dar-se-ia andamento ao Plano Urbanístico da Senhora da Conceição.

Contudo, tal levantou um preocupante problema para o clube, já que o campo que, naquela altura, era usado pelas camadas jovens, deixava um vazio difícil de preencher, pois, naqueles anos, inexistiam campos onde estas pudessem actuar. Bastará consultar o jornal do clube de Setembro de 1976 que dizia que "viu-se o Vitória numa situação deveras crítica e angustiante para poder preparar a sua mais de uma centena de praticantes das camadas juvenis."

Porém, ainda não tendo sequer arrancado a construção dos campos da Unidade, onde hoje se ergue a Academia do Vitória, a hipótese para a resolução do problema virou-se para a freguesia de Fermentões. Com efeito, "depois das várias démarches realizadas, e das enormes dificuldades que se nos depararam para a obtenção de um terreno nos arredores da cidade, que permitisse a construção dum campo de jogos”,  o Vitória atinha-se no apoio do Grupo Desportivo de Caneiros, para a construção de um recinto no lugar da Bela Vista, próximo da urbanização que ia sendo erigida e que deveria estar finalizado em Outubro de 1976.

Previa-se que fosse "um campo pelado, funcional, a utilizar pelas escolas de jogadores iniciados, juvenis e possivelmente juniores, enquanto o Vitória não obtiver o seu próprio estádio, eterno edesejo de todos os vitorianos."

Enquanto tal não sucedia, as jovens equipas vitorianas recorriam aos campos do Clube Caçadores das Taipas, Desportivo de Joane, Clube Operário de Campelos e do Seminário do Verbo Divino para disputarem os treinos de conjunto, "já que a preparação física tem sido ministrada nas pistas do Estádio Municipal."

Além disso, ainda se usavam outros campos. Com efeito, "para rodar as equipas, fizeram-se diversos jogos particulares em campos alheios, nomeadamente Lamego, Senhora da Aparecida, etc."

Cada vez era mais urgente o Vitória conseguir ter um espaço seu, para limar os seus talentos...


 

Postagem Anterior Próxima Postagem