COMO O VITÓRIA CONSEGUIU O SEU PRIMEIRO RESULTADO DE RELEVO NA TAÇA DE PORTUGAL FRENTE AO CAMPEÃO NACIONAL...

Estávamos em 1939...

O Vitória participava pela primeira vez na Taça de Portugal. Depois de eliminar tranquilamente a Ovarense, calhou-lhe em sorte defrontar o campeão nacional em exercício, o FC Porto, numa eliminatória a duas mãos.

Assim, nquele dia 14 de Maio de 1939, data em que se disputou a primeira da eliminatória "o Campo do Benlhevai registou uma das suas melhores enchentes, notando-se a presença de muitíssimos desportistas do Porto, Braga, Barcelos, Fafe, Famalicão e Santo Tirso."

Além disso, realce para o desportivismo entre as equipas, já que "à chegada a esta cidade e desembarcados na Praça D.Afonso Henriques , os componentes deee equipe da Cidade Invicta, dirigiram-se à estátua do Rei Fundador, onde depuseram um lindo ramo de flores, no que foram presenciados por muito público que os acolheu com uma vibrante salva de palmas.", como escreveu o Notícias de Guimarães de 21 de Maio de 1939.

Com o Vitória a alinhar com Adélio; Lino, João; Vitorino, Zeferino, José Maria; Rodrigues, Pantaleão, Clemente, Virgílio e Bravo, os portistas adiantar-se-iam no marcador logo aos sete minutos. Porém, passados nove minutos, Virgílio haveria de igualar a contenda, chegando-se ao resultado com que se chegou ao intervalo.

Na segunda metade, Rodrigues faria o segundo golo vitoriano para o adversário igualar, cabendo a Pantaleão a glória de apontar o tento que abateu os portistas, para júbilo dos vitorianos e surpresa do país desportivo.

Na análise à actuação da equipa, a referida publicação escreveu que "na linha dianteira, o sector da direita carrilou melhor do que o da esquerda; boa ligação da linha média; e seguríssimo o trio defensivo em que sobressaiem Adélio (Ricoca) e João Bom."

O Jornal Sports haveria de escrever para ilustrar o feito vitoriano que " na história ficará, porém, a vitória do Vitória de Guimarãis, e é tudo. Seria, no entanto, bastante mais se o campeonato fosse a um jogo só." Parecia adivinhar o futuro, com a equipa vimaranense a ser copiosamente goleada no Porto, na segunda mão, por onze bolas a uma, sendo eliminada... mas isso, já será outra história..

Postagem Anterior Próxima Postagem