COMO NA ESTREIA DO RIO AVE NA PRIMEIRA DIVISÃO, OS HOMENS DE IMBELLONI FORAM INCAPAZES DE TRIUNFAR...

Só em 1979/80, o Vitória visitou Vila do Conde e o Rio Ave em partida a contar para o campeonato.

Na verdade, os vilacondenses houveram experimentado um rápido e imparável crescimento já que na temporada de 1976/77, ainda, actuavam no terceiro no terceiro escalão, subindo nessa temporada à segunda divisão e em 1978/79 à divisão principal, sob o comando de Manuel Pedro Gomes. Por essa razão, os rioavistas actuaram em casa no inesquecível Campo da Avenida, um pelado localizado mesmo no centro da cidade.

Foi neste recinto que à sétima jornada do campeonato, a equipa Conquistadora, orientada por Mário Imbelloni, teve de enfrentar a equipa verde e branca em condições que, como referimos, na altura, ainda, eram permitidas no futebol português.

Assim, a alinhar com Melo; Ramalho, Manaca, Tozé, Gregório Freixo; Festas, Abreu, Almiro; Ferreira da Costa, Vítor Manuel e Mundinho, como escreveu o Notícias de Guimarães de 12 de Outubro de 1979, o Vitória teve de enfrentar "o campo pelado e da assistência estar em cima do campo", que era outro problema do recinto e que, num dos anos seguintes, haveria de trazer dissabores ao Vitória.

Não obstante esses factos, marcou um golo já na segunda parte por Mundinho "e perdeu vários, o costume, como se sabe e depois já quase a terminar a partida, consentiu de modo infantil", por intermédio de Tinhinho.

Além disso, como noticiou o Povo de Guimarães dessa data, "... o jogo tornou-se difícil por força da deficiente arbitragem que teve. Favores para o grupo da casa, então? Talvez, nem tanto, mas, outrossim, a direcção da partida nivelou-se pelo campo pelado, em que o jogo decorreu. Por outro lado, os vimaranenses foram a Vila do Conde cedo de mais. Com o transcorrer da competição amainarão os ânimos que, por ali, são agora demasiadamente afoitos. Mas com isto perdeu-se um ponto que esteve ao alcance." Na verdade, no final dessa época, o Rio Ave qualificar-se-ia no décimo sexto e último posto da tabela, com, apenas, cinco triunfos e três empates.

O Rio Ave haveria de voltar à Primeira Divisão em 1981/82 e o jogo frente ao Vitória haveria de ficar na história por factores extra-jogo, mas isso já será outra história...

Postagem Anterior Próxima Postagem