COMO MÁRIO ROLDÃO, SEM AINDA TER ASSINADO PELO VITÓRIA, ENGANOU A SUA MULHER DE MODO A REJEITAR O SPORTING E DEU PROVAS QUE A PALAVRA DO HOMEM VALERÁ SEMPRE MAIS DO QUE O DINHEIRO OU DO QUE UMA ASSINATURA!

A temporada de 1962/63 foi de reestruturação no Vitória. Com efeito, as vendas de Pedras e de Augusto Silva para o Benfica levaram a que os Conquistadores reformulassem por completo o seu plantel. Para além dos homens que chegaram do emblema lisboeta, urgia reforçar a equipa com nomes que, cirurgicamente, pudessem tornar o conjunto mais acutilante e ambicioso. Assim, se para a frente de ataque chegou o brasileiro Lua que só ficaria por uma temporada, para a baliza, proveniente do Leixões, chegou um homem que ficaria no Vitória durante oito temporadas encerrando em Guimarães a sua carreira e ficando a viver na cidade até à hora da sua morte: Mário Roldão.

Porém, para vir para o Vitória, o guardião teve jogada de risco. Depois de ter-se notabilizado nos matosinhenses, naquele defeso da temporada de 1962/63 era cobiçado por vitorianos e pelo Sporting. Como o próprio confessou no Jornal do Vitória de 18 de Julho de 2000, "Um dia estava em Guimarães para falar do contrato e não assinei nenhum documento, ultimamos apenas pormenores." Sem assinatura e, se seguida, com "uma chamada do Sporting (...) que me aliciou a ir...." tudo parecia conjugar-se que o Vitória perdesse o seu alvo para a baliza.

Mais certo isso pareceu quando "momentos depois da conversa com os senhores do Vitória, recebo uma chamada da minha esposa a dizer que a direcção do Sporting estava em minha casa para me levar para Lisboa." Aí, Roldão terá tido a decisão que lhe mudou a vida, quando "disse à minha esposa: Acabei de assinar contrato com o Vitória e diz ao Dr. Mergulhão Roque que não vou para Lisboa, fico no Vitória, quando eu nem sequer tinha assinado o contrato.”

Porém, se esse gesto era arrebatador e decisivo da sua vontade, o subsequente ainda seria mais desarmante, pois "A direcção do Vitória queria-me dar dinheiro para confirmar um acordo comigo, mas como eu sabia que eles não tinham dinheiro para me dar, eu disse: Não quero dinheiro nenhum, porque a partir de hoje, como têm a minha palavra, sou jogador do Vitória e não quero um único tostão." E, assim, daria início a uma história que contou com 146 jogos e a uma relação com uma cidade que durou até 2021, altura em que nos deixou...

Postagem Anterior Próxima Postagem