COMO COM O VITÓRIA NO EXÍLIO, UMA ENCHENTE EM BRAGA FOI A MAIOR PROVA DE INDIGNAÇÃO...

Depois do polémico jogo com o Boavista, em que Vítor Correia suspendeu a partida, o Vitória foi pesadamente castigado.

Na verdade, depois de ter-lhe sido aplicada uma pesada sanção de uma derrota por três bolas a zero na secretaria, bem como seis jogos de interdição do seu estádio e 350 contos de multa, teve de recorrer a outros recintos para desenvolver as suas partidas.

A primeira dessas contendas no exílio, sucedeu em Braga, perante o Varzim. Nesse dia 07 de Fevereiro de 1988, no dia a seguir a Pimenta Machado ter batido Eduardo Fernandes nas urnas, o Estádio 1º de Maio tornou-se em local de protesto contra a arbitrariedade da justiça desportiva portuguesa, sempre pronta a aplicar castigos pesados aos enteados para proteger os filhos.

Assim, na primeira vez que jogou longe de Guimarães, foram muitos os adeptos que empreenderam a viagem até ao recinto na cidade vizinha para demonstrarem que apoiavam a equipa em qualquer circunstância. A alinhar com Jesus; Costeado, Bené, Miguel, Rui Vieira; Carvalho, Adão, Nascimento; Tozé, Caio Júnior e Ademir, a equipa compensou esse apoio e "mostrou no 1º de Maio, em Braga, que quando quer sabe jogar futebol de arregalar o espectador.", tal como escreveu o jornal do clube.

Aliás, o recital na cidade vizinha foi de tal ordem, que "quem viu o Vitória. em Braga, contra um Varzim descolorido, tem meditado sobre os porquês de esta equipa não jogar assim." Aliás, a inconstância exibicional dos Conquistadores, nessa época, era tanta que "não se compreende como é possível passar de bestial a besta em tão pouco espaço de tempo." Concluía-se, por isso, "que os jogadores são do melhor e o técnico é um conhecedor do futebol, actividade que praticou durante muitos anos."

Num Domingo feliz, depois de alguns fins de semana de tormenta, o bis de Ademir e o golo de Nascimento serviram para atenuar as nuvens cinzentas, ainda que o fantasista brasileiro ainda tivesse tempo de desperdiçar uma grande penalidade. O Vitória, com o triunfo, ainda acalentava o sonho europeu, apesar de estar no nono lugar mas a quatro do quarto lugar...o pior haveria de vir depois!

Postagem Anterior Próxima Postagem