O Vitória, versão 2001/02, sofrera uma profunda remodelação.
Augusto Inácio, depois do susto da temporada antecedente, procedera a uma profunda remodelação no seu plantel, o que fez com que a equipa fosse apresentando laivos de irregularidade, que fazia com que não se afirmasse em lugares europeus.
Assim, se chegou à jornada 21 do Campeonato, em que a equipa Conquistadora fez a curta distância até casa do eterno rival, ainda no 1º de Maio, com a absoluta necessidade de garantir os três pontos de modo a não perder terreno para os emblemas que seguiam à sua frente.
A alinhar com Palatsi; Abel, Flamarion, Cléber, Rogério Matias; Pedro Mendes, Hugo Cunha, Nuno Assis; Fangueiro, Ceará e Romeu, o conjunto vitoriano seria seriamente prejudicado pelo juiz lisboeta João Ferreira, que nos dizeres do Notícias de Guimarães " um penalty que ficou por marcar a favor do Vitória, um fora de jogo mal assinalado a Romeu, expulsões" tudo contribuiu para a que a equipa vitoriana fosse incapaz de desatar o nulo com que o jogo foi encetado, desperdiçando assim dois pontos que seriam preciosos para as contas finais.
No final da partida, o verniz haveria de estalar em todos os vitorianos, a começar pelo seu presidente, Pimenta Machado, que referiu que "Isto é uma palhaçada. Sonegaram-nos uma grande penalidade, que teve influência determinante no jogo. Mas é assim, quem tem poder na arbitragem tem os clubes em cima, quem não tem..." Augusto Inácio, por sua vez, aludia a que "são pequenos lances do levanta e não levanta a bandeira que decidem um jogo. Fomos penalizados por dois erros e temos sido até agora mais prejudicados do que beneficiados. O que se passou aqui foi escandaloso, mas é melhor não falar dos árbitros para os deixar tranquilos."
Pior, ainda, haveria de ser, com a comitiva vitoriana a ser insultada e ameaçada por energúmenos conotados como adeptos do emblema da casa, o que obrigou mesmo a que a Polícia tivesse de intervir. O Vitória deixava dois pontos na Cidade dos Arcebispos, sendo que nos 13 desafios seguintes só haveria de vencer dois, deixando morrer assim todo e qualquer sonho de qualificação europeia!
