A PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NUMA PROVA NACIONAL

Fruto do êxito granjeado no campeonato distrital, o Vitória na temporada de 1935/36 participou, pela primeira vez numa prova nacional.

Tratava-se do denominado Campeonato da 2ª Liga, em que o vencedor não tinha sequer acesso ao campeonato principal, mas que demonstrava que o desenvolvimento do clube já houvera passado as fronteiras do distrito.

Assim, o campeonato encontrava-se dividido em quatro zonas geográficas, sendo que em cada um destas eram constituídos quatro grupos.

O Vitória, na sua primeira participação nacional, ficou inserido na Zona B - 4º Grupo, tendo como adversários o Atlético de Coimbra, o Leixões e a Oliveirense.

A estreia ocorreu em Coimbra, com a equipa, na altura, treinada por Alberto Augusto a vencer, de modo extraordinário, por oito bolas a uma. Tal seria o apanágio da poule, já que o Vitória triunfou em todos jogos e empatou em casa com o Leixões, num jogo que foi interrompido ao intervalo por causa de uma verdadeira tempestade que impossibilitou a realização da segunda parte.

Por isso, o vencedor de grupo teve de ser decidido em Matosinhos, em mais um dia de fervor vitoriano. Na verdade, a direção do Vitória acordou com a Companhia de Ferros do Norte o aluguer de um comboio especial que, pelo preço de 10$00, levou todos os vitorianos até Matosinhos, bastando, para isso, adquirir o seu ingresso na Casa das Gravatas, sita no Toural.

Porém, o desencanto tomou conta de todos, pois o Vitória foi desfeiteado por uma bola a zero, fazendo com que Almeida Ferreira, no “Notícias de Guimarães”, considerasse que “foi uma derrota que não assombra, o 1-0 do Leixões. Perder pela tangente fora de casa, em meio estranho, é façanha que não desdoura qualquer, mesmo que, tal, resultado, seja conseguido em competições de campeonato e em disputa duma final. Aborrece, quando as esperanças fruíam mais intensamente e a convicção do valor do Vitória era mais firme e acentuado.... Da lição recebida, todos devem ter presente, para em igual oportunidade não mais errar.”

Pela primeira vez, o Vitória actuava numa prova de cariz nacional... foi há 88 anos!


Postagem Anterior Próxima Postagem