Esta imagem data de 1983...
Orgulhoso, no seu estabelecimento comercial, ali na esquina da Ru Gil Vicente, posava um antigo internacional vitoriano.
Osvaldinho que chegara a Guimarães, muito jovem, proveniente da sua Beja natal, e aqui assentara arraiais. Desde a época de 1964/65 até à de 1977/78 o Vitória fez parte da vida do esquerdino que chegou a internacional português, ainda que esse período fosse entrecortado pelo serviço militar que o fez ser emprestado ao Boavista e ao Benfica de São Tomé, quando estava a cumprir comissão de serviço militar naquele país.
Porém, como em tudo na vida, o futebol acaba. Faz com que quem quem tudo deu por ele, procure novos rumos, ainda jovem. Foi o que sucedeu com o antigo jogador que, depois de doar a receita da sua festa de homenagem à CERCIGUI, apostou em abrir o seu negócio: um café/pastelaria que começou a fazer as delícias dos vimaranenses e, muito principalmente, do "pessoal" da escola Secundária Francisco de Holanda, a Xico.
Quantos furos foram lá passados? Quantas baldas foram dadas para se ficar um pouco mais na conversa depois de um café? Quantas amizades se criaram ali para a vida, ou até casais se juntaram?
O tempo passou... Estamos em 2025 e o grande Osvaldinho, cujas fotografias actualmente preenchem as paredes do espaço, deixou-nos fisicamente o ano passado! Porém, as recordações de um dos maiores laterais da história vitoriana estão bem presentes... e o espaço por si criado continua a fazer-nos recordar quando com um sorriso e disposto a presentear-nos com histórias do passado nos recebia...
