DEPOIS DO FUTEBOL, OSVALDINHO ENTROU NAS NOSSAS VIDAS DE OUTRA MANEIRA...

Esta imagem data de 1983...

Orgulhoso, no seu estabelecimento comercial, ali na esquina da Ru Gil Vicente, posava um antigo internacional vitoriano.

Osvaldinho que chegara a Guimarães, muito jovem, proveniente da sua Beja natal, e aqui assentara arraiais. Desde a época de 1964/65 até à de 1977/78 o Vitória fez parte da vida do esquerdino que chegou a internacional português, ainda que esse período fosse entrecortado pelo serviço militar que o fez ser emprestado ao Boavista e ao Benfica de São Tomé, quando estava a cumprir comissão de serviço militar naquele país.

Porém, como em tudo na vida, o futebol acaba. Faz com que quem quem tudo deu por ele, procure novos rumos, ainda jovem. Foi o que sucedeu com o antigo jogador que, depois de doar a receita da sua festa de homenagem à CERCIGUI, apostou em abrir o seu negócio: um café/pastelaria que começou a fazer as delícias dos vimaranenses e, muito principalmente, do "pessoal" da escola Secundária Francisco de Holanda, a Xico.

Quantos furos foram lá passados? Quantas baldas foram dadas para se ficar um pouco mais na conversa depois de um café? Quantas amizades se criaram ali para a vida, ou até casais se juntaram?

O tempo passou... Estamos em 2025 e o grande Osvaldinho, cujas fotografias actualmente preenchem as paredes do espaço, deixou-nos fisicamente o ano passado! Porém, as recordações de um dos maiores laterais da história vitoriana estão bem presentes... e o espaço por si criado continua a fazer-nos recordar quando com um sorriso e disposto a presentear-nos com histórias do passado nos recebia...

Postagem Anterior Próxima Postagem