Foi hoje anunciado que o Vitória garantiu a contratação do avançado nigeriano Ejike Opara, de 20 anos, que actuava no campeonato sérvio ao serviço do Novi Pazar, actual quarto classificado da prova balcânica
Sendo um jovem praticamente desconhecido no futebol europeu, que se encontra a dar os primeiros passos no futebol sénior, não existirão muitas fontes de informação acerca do atleta que o Vitória, supostamente, irá pagar 800 mil euros por 90% do passe.
Uma aposta de futuro e que se espera esteja alicerçada em bons relatórios de scouting. Porém, diga-se que os indicadores que fomos conseguindo recolher parecem ser prometedores.
Assim, o jovem de 1,84 metros poderá revestir-se de extrema utilidade no esquema táctico gizado por Luís Pinto. Na verdade, podendo ser utilizado como avançado de referência poderá ser alternativa a Nélson Oliveira ou N'Doye, dando mais uma solução para o modelo de 4*3*3*. Contudo, podendo ser utilizado como uma espécie de 9,5 poderá ocupar o lugar que tem sido dado a Camara, no 4*4*2, recentemente adoptado, permitindo colocar o gaulês onde, teoricamente, se sente mais feliz; ou seja, a extremo.
Para ser utilizado nessa posição, merecerá ser destacada a verticalidade no seu jogo, a sua rapidez e agilidade, bem como bom domínio e recepção de bola, ainda que como sénior tenha, apenas, facturado 7 golos. Contudo, no último ano de sub-19 no clube apontou muitos mais, o que levou a sites como o Scout Africa, gerido pelo scouter especialista no mercado africano, Uros Markovic, a descrevê-lo como tendo uma "capacidade de marcar golos fora do normal, tendo marcado alguns espantosos. Velocidade. Finalização. Técnica. Puro talento."
Tal é reforçado pelo pelo seu "berço" futebolístico na sua Nigéria natal, no Real Sapphire FC, um emblema que se dedica ao desenvolvimento de jovens talentos do futebol, o que faz do clube sediado em Lagos uma das principais academias e clubes de futebol privados da Nigéria.
Queremos acreditar que poderá tornar-se em mais um wonderkid do plantel vitoriano, ajudando a suprir algumas lacunas já identificadas e existentes no plantel.