COMO NUM JOGO HISTÓRICO, MERECEDOR DE UMA VERDADEIRA ENCHENTE, PERCEBEMOS COMO ERA A ACTUAL POENTE, ENTÃO CENTRAL...

Aquele jogo de 03 de Março de 1974, quase em vésperas da Revolução dos Cravos, ficou na memória de todos que a ele assistiram.

Na verdade, no, então, Municipal viveu "uma festa, uma festa do futebol como jamais se viu em Guimarães"... Para isso suceder, muito contribuíram os adeptos vitorianos, sempre dispostos a estarem presentes para darem apoio aos Conquistadores, e os adeptos da equipa adversária, nessa tarde, que era o FC Porto "ansiosos por ver Cubillas." Com efeito, tratava-se de um avançado peruano que brilhara a grande altura no Mundial de 1970, que consagrara Pelé, e que, nessa época, estava a viver a primeira experiência europeia que começara na Suíça, no Basileia, para depois ingressar no clube português.

Porém, se naquele dia, até os vitorianos tinham curiosidade em ver o desempenho de uma grande estrela internacional, a verdade é que sairiam orgulhosos pelo facto de na peleja ter-se distinguido Abreu, o "miúdo" formado nas camadas jovens do clube que encheu o campo, ao invés da estrela mundial que, inclusivamente, haveria de desperdiçar uma grande penalidade, que, muitos anos depois, levou Rodrigues, o guarda-redes vitoriano a dizer que "Cubillas mandou a bola para a Amorosa.", garantindo que o nulo inicial não haveria de se alterar.

Mas, além disso, para além da multidão que enchia por completo o estádio com adeptos a bordejarem o campo e só com as forças da ordem a servirem de barreira para o relvado, realce para a bancada central dos Conquistadores. Nela, vislumbramos uma configuração completamente diversa da que hoje, sem cobertura como a conhecemos desde a década de 80 do século passado e com uns camarotes rudimentares, mas, esses sim, a merecerem cobertura. Além disso, o que dizer dos camarotes principais, quase com dois “andares” estando as bandeiras do clube e da cidade pousadas no inferior? Completamente diverso do que o futuro nos haveria de trazer...

Postagem Anterior Próxima Postagem