Chegaram as Nicolinas...
O Pinheiro preparado religiosamente pelas Moinas.
Falamos de uma celebração que estará sempre enraizada na idiossincrasia vimaranense. Que se sedimentou e passará de geração em geração, para sempre!
Assim é, já há muitos anos, como se comprovará pela publicação de 30 de Novembro de 1899 e que ajudarão a dar-nos a entender como esta noite era vivida por aqueles anos:
" O S.Nicolau
Pelas 8 horas e meia da noite d'hontem deu entrada no Campo do Toural o tradicional pinheiro, anunciador dos festejos que a academia vimaranense realisa ao seu patrono S. Nicolau. À frente caminhavam 3 académicos a cavallo, e em seguida grande numero d'elles vestindo à aldeã e rufando valentemente nas caixas e zabumbas; atraz, seguia então o colossal mastro, que media 115 palmos de cumprimento e era arrastado por 24 jardas de bois.
Era uma hora da noite quando o pinheiro se ergueu, subindo ao ar n'essa occasião alguns foguetes. No próximo domingo esses briosos académicos proporcionarão ao povo agradabilíssimas surpresas."
Ora, deste trecho percebe-se que na sua essência, o número Nicolino mantém-se inalterável e os valores dos estudantes vimaranenses sempre rufaram bem alto.... não só nesta, noite, mas em todas!
